Pedalar sem Idade: os passeios de bicicleta em Lisboa gratuitos já passam no Atrium Saldanha

Em parceria com o projeto “Pedalar Sem Idade”, organizamos passeios para combater o isolamento e promover o envelhecimento ativo. Saiba como participar.

Estão abertas as inscrições para a iniciativa “Pedalar sem Idade”. São passeios gratuitos para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, com rotas que incluem alguns dos locais mais emblemáticos da cidade. Descubra em que consiste e como se inscrever.

 

O que é a iniciativa “Pedalar sem Idade”?

A iniciativa “Pedalar sem Idade” baseia-se numa atitude positiva e ativa perante a vida, centrada nos pequenos prazeres, nas relações humanas e na generosidade. Para este fim, a Associação “Pedalar sem Idade” organiza passeios gratuitos bicicleta que percorrem locais icónicos da cidade.

Os passeios decorrem em trishaws, veículos com 3 rodas e um sofá, prontos para transportar até duas pessoas com toda a segurança e conforto. São conduzidos por pilotos voluntários treinados, para que os passageiros possam apreciar o prazer de passear ao ar livre. Com esta iniciativa, pretende-se melhorar o bem-estar, a autoestima e autoconfiança dos participantes, através da ligação entre diferentes gerações.

 

Porque é tão importante participar?

O propósito do movimento é proporcionar passeios gratuitos de trishaw pela cidade e combater o isolamento enfrentado por pessoas idosas e com mobilidade reduzida. Com boa disposição e sem pressas, estes passeios são uma excelente forma de passar um dia diferente, (re)descobrir os encantos da cidade e conhecer novas pessoas, de várias idades. Durante os passeios, há tempo para parar, conversar, partilhar histórias e criar novas relações.

Qual é o ponto de encontro?

O Atrium Saldanha é o ponto de partida e de chegada para um passeio único. A rota inclui a Avenida da Liberdade, Avenida Novas, Campo Grande, Jardim do Príncipe Real e Jardim das Amoreiras. Sempre com vistas impressionantes e um apoio atento.

 

Quando saem os passeios de bicicleta em Lisboa?

Os voluntários da “Pedalar Sem Idade” conduzem os idosos em 6 passeios por mês, de 17 de julho até dezembro, de segunda a domingo, entre as 9h e as 12h e as 14h e as 18h.

Cada passeio tem a duração de 45 minutos a 1 hora. Para encontrar a melhor hora, basta fazer uma pré-reserva, neste formulário.

 

Quem organiza a iniciativa?

A organização está a cargo da Associação Pedalar Sem Idade, presente em Portugal desde 2018. Todos podem participar nesta iniciativa e até trazer acompanhantes.

 

Como fazer o registo?

O registo é muito simples e totalmente digital. Para fazer a pré-inscrição no passeio, basta aceder a este formulário e preencher os dados.

De seguida, a Associação entrará em contacto num período máximo de 48 horas para confirmar a marcação e combinar o ponto de encontro. Neste momento, avalia também as condições de mobilidade e saúde dos passageiros para adequar o equipamento e o voluntário e, assim, tornar a sua experiência durante o passeio segura e confortável.

 

Inscreva-se já e venha pedalar connosco! Esperamos por si, no Atrium Saldanha.