Os melhores livros motivacionais para o regresso ao trabalho

Aqui estão 6 livros motivacionais para um regresso ao trabalho mais produtivo e com mais energia.

Tudo tem o seu tempo: há um tempo para férias e descanso, e outro para trabalho focado e produtivo. E, claro, um período especialmente desafiante entre os dois. Para ajudar na transição, abraçar novos projetos e melhorar a gestão do tempo, estes são 6 dos melhores livros motivacionais, disponíveis na livraria Almedina do seu Centro Comercial favorito.

 

1. “O Talento Não é Tudo”: escolhas que levam à excelência

  • Autor: Geoff Colvin
  • Editora: Lua de Papel
  • Ano: 2010

Este livro desafia a ideia convencional de que apenas quem tem talentos inatos se pode destacar. O autor defende que o esforço deliberado e a prática constante desempenham um papel muito mais importante do que o talento na conquista da excelência em qualquer área, seja no trabalho ou no desporto.

Além disso, o livro foca a importância da mentalidade, da resiliência e da aprendizagem contínua como elementos-chave para atingir o sucesso. Aqui vai encontrar insights e estratégias práticas para cultivar talentos dentro das empresas e alcançar um desempenho excecional. Uma leitura inspiradora e informativa.

2. A Autogestão e o Gestor Eficaz

  • Autor: Peter F. Drucker
  • Editora: Sabedoria Alternativa Edições
  • Ano: 2017

Este livro reúne vários ensaios e artigos escritos por Peter F. Drucker, um dos fundadores da gestão moderna. O autor explora a necessidade de os gestores se autogerirem antes de gerirem eficazmente as suas equipas e empresas. Dito doutro modo, quando conhecem as suas próprias forças e fraquezas, valores e metas pessoais, estão em melhores condições para tomar decisões mais informadas e eficazes.

Além disso, o livro também aborda tópicos como liderança, ética empresarial, inovação e a evolução do ambiente de negócios ao longo do tempo. Apresenta insights valiosos e orientações práticas para os gestores que procuram melhorar as suas competências e alcançar melhores resultados.

 

3. “O Processo Criativo”: a criatividade é para todos

  • Autor: Seth Godin
  • Editora: Ideias de Ler
  • Ano: 2021

Escritor, empreendedor e guru de marketing, Seth Godin já assinou mais de 20 best-sellers mundiais desde os anos 90. Também fundou (e vendeu à Yahoo!) uma das primeiras empresas de marketing digital do mundo. Com uma perspetiva única apurada ao longo de várias décadas, o autor afirma que a criatividade não é inata, mas uma competência que pode ser desenvolvida e trabalhada. O livro fornece estratégias para cada um encontrar a sua própria voz e manter uma prática criativa consistente e produtiva.

Este livro ajuda-nos a ter uma nova visão sobre o erro e a perceber que qualquer pessoa pode ser criativa. Por isso, é a leitura ideal para quem procura desbloquear o seu lado mais criativo, enfrentar a resistência à mudança e a procrastinação.

 

4. “Gestão da Emoção”: o papel da autoliderança emocional

 

  • Autor: Augusto Cury
  • Editora: Pergaminho
  • Ano: 2018

Num mundo cada vez mais agitado, exigente e stressante, aprender a lidar com as emoções é essencial para viver uma vida mais plena e saudável. O autor explora o conceito de autoliderança emocional, que consiste em liderar as nossas próprias emoções, em vez de permitir que elas nos dominem.

Numa obra que combina conhecimento científico com elementos filosóficos e espirituais, os leitores vão encontrar estratégias práticas para alcançar um melhor controlo emocional, gestão de energia e responder eficazmente aos desafios emocionais da vida moderna.

 

5. “Fazer Bem as Coisas”: a arte de fazer acontecer

  • Autor: David Allen
  • Editora: Edições Almedina
  • Ano: 2015

Este best-seller mundial é considerado um dos principais guias de produtividade e gestão de tarefas pessoais. O principal conceito subjacente ao livro é o sistema GTD, ou “Getting Things Done”, desenvolvido pelo autor, que ajuda a gerir eficazmente tarefas, projetos e compromissos, com o objetivo de reduzir o stress e melhorar a produtividade pessoal.

É um livro amplamente adotado por profissionais que procuram gerir melhor as suas responsabilidades diárias e objetivos de vida. Por isso, é uma leitura recomendada para o regresso ao trabalho, ajudando a que se sinta mais confiante para retomar a rotina de forma mais organizada e tranquila.

 

6. “A Armadilha da Felicidade”: para desafiar as noções convencionais

  • Autor: Russ Harris
  • Editora: Albatroz
  • Ano: 2021

Este livro desafia as noções convencionais de felicidade. O autor questiona a crença popular de que a felicidade constante é alcançável e que qualquer coisa menos do que isso é um fracasso. Defende inclusivamente que a procura incessante pela felicidade como um objetivo final pode, na verdade, gerar infelicidade.

Assim, ao invés de procurar a felicidade como um fim em si mesmo, o autor fornece estratégias para cada pessoa se concentrar em viver uma vida significativa, alinhada com os próprios valores, e aceitar todas as emoções que surgem ao longo do caminho. Há ainda dicas valiosas para afastar pensamentos de autossabotagem e procurar uma mentalidade ativa e de compromisso com o que realmente importa. Ideal para ajudar qualquer pessoa a maximizar o seu potencial no regresso ao trabalho.

 

Atrium Saldanha, ao seu lado no regresso ao trabalho

Estes 6 livros motivacionais para o regresso ao trabalho são ajudas importantes para enfrentar os desafios da vida profissional, melhorar a produtividade e manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Desde gestão do tempo, organização, liderança, gestão de tarefas e desenvolvimento pessoal, permite que se adapte melhor ao regresso ao trabalho e melhore as suas competências. E mais, promovem uma mentalidade inspiradora de crescimento, confiança e motivação. Pode encontrá-los na Livraria Almedina, na sua próxima visita ao nosso Centro Comercial. Esperamos por si!